O impacto visual cumulativo dos parques eólicos também pode ser calculado, bem como um mapa de planejamento da não visibilidade dos aerogeradores para radares.
Um cálculo de visibilidade pode distinguir entre visibilidade parcial e total, selecionando a parte superior do aerogerador como altura do cubo ou altura da ponta da lâmina. O ângulo subtendido horizontal e vertical também pode ser calculado para oferecer uma melhor compreensão do impacto visual dos projetos de parques eólicos. O ângulo vertical subtendido mostra o tamanho das turbinas eólicas na paisagem. O ângulo horizontal subtendido documenta até que ponto um parque eólico ocupará o campo de visão. O impacto visual de diferentes layouts pode ser facilmente comparado e documentado com a opção de comparação da camada de resultados.
O Radar ZVI calcula se determinados aerogeradores são visíveis a partir de um ou mais radares e fornece a altura de folga correspondente. O mapa de planejamento do ZVI do radar mostra as áreas em que um aerogeradores com dimensões específicas pode ser instalado sem estar na linha de visão dos radares.
O cálculo é feito a partir de um modelo de altura digital gerado a partir de linhas de contorno de altura digital ou uma grade. Obstáculos e áreas altas (por exemplo, florestas, sebes, aldeias etc.) também estão incluídos. Em princípio, cada ponto de cálculo envia um feixe para cada aerogerador. Posteriormente, o ZVI verifica se o raio atinge uma colina, uma área (com uma altura definida) ou um obstáculo e conta quantos feixes atingiram o aerogerador de destino. O modelo de cálculo leva em consideração a curvatura da terra (corrigida no caso do cálculo do radar pela constante de refração).
Observe que os objetos necessários (aerogeradores, radares, áreas, objetos de linha / grade) são inseridos no módulo windPRO BASIS.
– Turbina eólica (posição e tipo):
Um ou mais aerogeradores são inseridos. Normalmente, os aerogeradores podem ser encontrados no Catálogo WTG, que contém mais de 1.000 tipos e modelos diferentes. A altura do aerogerador e o diâmetro do rotor estão incluídos no cálculo. Parques eólicos são definidos em diferentes camadas.
– Objeto de linha de dados de altura (linhas de contorno de altura):
Os dados de altura podem ser definidos como linhas ou pontos de grade. Os dados podem ser carregados de um arquivo ou baixados dos dados on-line do windPRO (por exemplo, dados SRTM, o windPRO pode ler formatos como arquivos dxf xyz, shp, hgt, grd, map, asc e ntf.) As linhas de contorno em altura também podem ser digitalizadas diretamente em tela.
– Objeto de área (área com altura):
As áreas podem ser digitalizadas diretamente na tela ou um arquivo com áreas pode ser importado (por exemplo, arquivos .shp). Cada tipo de área recebe uma altura, p. floresta com árvores baixas ou altas, áreas urbanas etc. Você pode definir um número arbitrário de tipos de áreas e fornecer alturas individuais.
– Obstáculos:
Obstáculos (que também podem ser usados nos cálculos de WAsP) são caixas criadas no mapa para edifícios ou sebes.
– Radar:
Um ou mais radares podem ser inseridos. Eles são definidos por sua altura efetiva acima do nível do solo, que é a altura do centro de radiação.
O relatório de cálculo fornece as seguintes páginas de impressão:
– Resumo: com as suposições mais importantes, como seção de mapa e aerogeradores, incluídas no cálculo. Gráficos e tabelas mostram a distribuição de áreas com diferentes números de aerogeradores visíveis ou com o impacto cumulativo de parques eólicos. Resultados semelhantes são fornecidos para o mapa de ângulo subtendido horizontal, o ângulo vertical subtendido e o mapa de planejamento do radar. Com o Radar ZVI, a altura livre entre a altura da ponta das turbinas e cada feixe de radar é apresentada em uma tabela.