gerados por um ou mais aerogeradores nos destinatários especificados ou em uma determinada área.
Gere mapas de shadow flicker levando em consideração a orografia e a geografia.
Calcule com precisão shadow flicker considerando as horas de operação, as direções do vento e as probabilidades mensais da luz do sol.
Gere um calendário de sombra mostrando quando os receptores recebem sombra e quando desligar os aerogeradores para mitigar.
Definir receptores de sombra como um ponto (por exemplo, janelas) ou como áreas (por exemplo, um gramado).
Crie relatórios documentando os efeitos de tremulação das sombras das turbinas.
Estão disponíveis diferentes tipos de resultados: o número anual de horas de impacto das sombras, o número de dias com impacto de oscilação e o número máximo de minutos de oscilação dentro de um dia em uma determinada área, como uma janela, terraço, etc. Os resultados também podem ser apresentados como um calendário, um gráfico ou um mapa. Um cálculo do pior caso com base nas piores condições climáticas e operacionais (sol sempre brilhando durante o dia, aerogerador sempre girando e direção do vento, por exemplo) ou um cálculo real esperado / caso estatístico com base nas estatísticas solares inseridas e nas horas de operação por direção do vento setor pode ser realizado. As estatísticas solares podem ser obtidas em um banco de dados embutido, enquanto o último pode ser calculado automaticamente quando um cálculo de energia estiver presente.
Se os aerogeradores estiverem excedendo o shadow flicker permitido, o calendário calculado para cada turbina poderá ser exportado diretamente e implementado nos sistemas de controle dos aerogeradores. As horas acumuladas em que a turbina será interrompida devido à oscilação podem ser usadas como entrada em um cálculo de perda e incerteza.
Os cálculos podem ser feitos para um conjunto de destinatários de sombra (por exemplo, janelas) ou para uma área definida pelo usuário. O mecanismo de cálculo realiza uma simulação completa do caminho do sol ao longo de um ano inteiro em etapas de tempo definidas pelo usuário. O tamanho e a orientação dos destinatários das sombras, bem como o tamanho da varredura para um cálculo de área, podem ser escolhidos livremente. Os resultados são apresentados na forma de calendários, horas acumuladas com oscilação ou – para o cálculo da área – como mapas de isolinhas de oscilação. Se um mapa de altura digital estiver disponível, os níveis do terreno poderão ser levados em consideração. Isso inclui um cálculo de ZVI que verifica se os destinatários podem ver os aerogeradores individuais e se o sol está atrás do terreno ou não.
Observe que os objetos são inseridos no módulo windPRO BASIS.
– Aerogeradores (WTGs):
Um ou mais aerogeradores são inseridos (posição e tipo). O aerogerador normalmente pode ser encontrado no catálogo WTG, que contém mais de 1.000 tipos diferentes de aerogeradores. A altura do cubo, o diâmetro do rotor e a largura da lâmina são usados no cálculo.
– Destinatários da sombra:
Os destinatários da sombra são posicionados onde é necessário um cálculo do potencial impacto da sombra. Pode-se inserir quantos destinatários forem necessários.
– Obstáculos ao ZVI:
Obstáculos à visibilidade dos aerogeradores ou à visibilidade do sol para as turbinas são definidos com o objeto Linha / grade (para topografia), como áreas (por exemplo, floresta) ou como obstáculos (por exemplo, edifícios).
O relatório de cálculo inclui as seguintes quatro opções de impressão:
– Impressão principal: imprime as principais suposições, incluindo um segmento de mapa, mostrando as posições dos WTGs e os destinatários das sombras. Para cada destinatário da sombra, o número potencial de horas com impacto da sombra é impresso.
– Calendário (tabular e gráfico) para destinatários: mostra os dias exatos, a hora do dia, a duração e a origem do possível impacto da sombra. Na linha inferior de cada mês, a dedução devido às estatísticas solares e às horas de operação será exibida. A versão gráfica mostra o impacto da sombra claramente organizado para um entendimento intuitivo.
– Calendário (tabular e gráfico) para os aerogeradores: são calendários que fornecem a data, hora e duração da oscilação causada por cada aerogerador. Isso é útil para planejar se e quando parar as turbinas para se proteger contra oscilações.
– Mapa: Um mapa com isolinhas para o potencial impacto da sombra é plotado para áreas com aerogeradores. Desta forma, é possível revelar a extensão do possível incômodo das sombras, por exemplo para áreas onde o desenvolvimento futuro está planejado. O usuário pode ajustar os valores das isolinhas, as cores e as larguras das linhas. Também está disponível um mapa com gráfico de varredura mostrando os valores por esquema de cores.
– Dados para arquivo: exportação de isolinhas no formato de pacote GIS do Arc View (arquivos Shape) e para o Google Earth (kmz).