em uma foto em paisagem (vista normal ou panorâmica) ou com base nas imagens do Google Street View. O módulo também pode gerar paisagens artificiais como uma grade de arame ou com texturas artificiais de superfície.
O windPRO vem com uma biblioteca de modelos de visualização de aerogeradores.
Trabalhecom imagens panorâmicas de alta resolução em 360 graus.
Faça o download das fotos do Street View para criar visualizações rápidas antes de uma visita ao site.
Use o otimizador de calibração para ajustar automaticamente o comprimento do foco, inclinação, panorâmica e posição da câmera.
Use marcadores de camada para mostrar onde os parques eólicos vizinhos estão localizados em uma fotomontagem.
Remova facilmente as partes do aerogerador processado que devem se esconder atrás de uma árvore ou colina.
As propriedades da foto usada (distância focal, data / hora, coordenadas) são carregadas automaticamente no módulo, se disponível no arquivo de foto digital.
O manuseio preciso dos contornos da altura é um recurso importante no PHOTOMONTAGE, eles permitem a rápida calibração com a linha do horizonte, apagando quaisquer aerogeradores (ou partes) ocultos pelo terreno, a criação de imagens do seu projeto em uma paisagem virtual sem uma foto, bem como a verificação dos dados de orografia usados no cálculo de energia. O PHOTOMONTAGE é tão preciso que também pode ser usado para verificar a posição e a altura das torres de medição e dos aerogeradores existentes.
Com o PHOTOMONTAGE, os usuários podem apresentar facilmente diferentes cenários de layout do projeto em suas discussões com autoridades de planejamento e vizinhos, além de ajustar um projeto para se encaixar na paisagem da melhor maneira possível.
A técnica por trás da fotomontagem é estabelecer um modelo de câmera que pode transformar qualquer ponto com elevação conhecida e coordenadas de um mapa para uma foto bidimensional. Uma vez estabelecido o modelo da câmera, uma função de renderização pode posicionar um modelo tridimensional de um aerogerador na imagem nas proporções corretas. Data e hora são usadas para simular a iluminação correta nos WTGs para fornecer um resultado muito realista.
Os objetos necessários para a preparação de fotomontagens são inseridos no módulo windPRO BASIS.
– Aerogeradores:
Um ou mais aerogeradores são inseridos (posição e tipo). O aerogerador geralmente pode ser encontrado no Catálogo WTG, que contém mais de 1.000 tipos diferentes de aerogeradores. No catálogo WTG, o aerogerador é descrito tridimensionalmente com dimensões e cores. Luzes de aviação podem ser definidas para cada aerogerador.
– Objeto de câmera com modelo de câmera, foto de paisagem, entre outros:
O objeto da câmera contém todas as informações relevantes de visualização, como por exemplo tipo de lente da câmera usada, campo de visão dos panoramas, posição e direção. A foto digital é anexada e as propriedades EXIF do arquivo são inseridas automaticamente. Se você gerar uma paisagem artificial, não é necessário ter nenhuma foto. Em vez disso, insira as especificações da paisagem artificial (cores, detalhes, etc.). As fotos do Street View do Google Earth também podem ser importadas diretamente para um objeto de câmera. A fotomontagem é totalmente compatível com outro software gráfico através da opção Pós-processo.
– Elementos de referência:
Pontos de controle, objetos de obstáculos e aerogeradores existentes podem ser usados como referência para calibrar o modelo da câmera com muita precisão. Usando os contornos da altura, a linha do horizonte é um forte facilitador para tornar a calibração ainda mais rápida.
– Elementos da paisagem 3D:
Objetos de área, objetos de linha, obstáculos e objetos 3D podem ser atribuídos a propriedades visuais e usados para trazer elementos artificiais da paisagem para a fotomontagem. Por exemplo, os tipos de paisagem dos sistemas GIS podem ser importados para um objeto de área e mostrados na imagem como florestas, casas, lagos etc.
O gerador de relatórios do módulo oferece várias opções para imprimir fotos e mapas.
O usuário pode combinar um mapa com as especificações do aerogerador e a posição da câmera com uma foto dos aerogeradores, uma imagem “antes” e “depois” ou duas fotos com projeto alternativo apresentado na mesma página. Obviamente, todas as fotos e mapas também podem ser impressos como página inteira ou exportadas em formato de arquivo gráfico para impressão profissional externa. As fotomontagens podem ser exportadas para o Google Earth, onde a opção “fly-in” fornece uma boa apresentação do projeto em reuniões públicas.