Módulos windPRO: Park

O PARK é uma ferramenta muito flexível para calcular o Produção Anual de Energia para um ou mais parques eólicos.

EMD Brasil - WindPRO

Produção Anual de Energia

Combine modelos de fluxo e esteira com dados do local para calcular o rendimento de energia de vários aerogeradores diferentes.

EMD Brasil - WindPRO

Séries temporais ou estatísticas de vento

Use séries temporais para executar cálculos modernos ou use estatísticas de vento, cada um com benefícios específicos.

EMD Brasil - WindPRO

Diferentes aerogeradores e alturas de cubo

Diferencia aerogeradores novos, existentes e vizinhos. Quantifique novas perdas. Tudo em um passo.

EMD Brasil - WindPRO

Modos de operação

Quantifique as perdas / ganhos de aerogeradores em operação em diferentes modos de operação e em várias condições e tempos.

EMD Brasil - WindPRO

Dados de entrada

Aproveite a enorme biblioteca de dados disponíveis no windPRO (curvas de potência, dados meteorológicos, dados do terreno etc.) e use-os no PARK.

Relatórios e séries temporais

Gere relatórios avançados com gráficos, tabelas e mapas. Exporte resultados detalhados e séries temporais para arquivos.

Não há limites no uso de diferentes tipos de aerogeradores ou alturas de hub no mesmo cálculo. Com a estrutura de camadas do windPRO, vários layouts diferentes podem ser testados entre si de forma rápida e fácil.

A distribuição do vento em cada posição do aerogerador é calculada / fornecida usando os módulos METEO e / ou MODEL. Isso significa que o modelo de vento pode se basear nas medições de vento, nos cálculos do modelo WAsP para cada aerogerador, em um mapa de recursos eólicos do WAsP, WAsP-CFD ou em outras fontes.

A distribuição do vento é então ajustada para perdas de matriz usando um dos três modelos diferentes: o modelo PARK (N.O. Jensen), o modelo de viscosidade por redemoinho (Ainslie, 1988) ou o EWTS II (G. C. Larsen, 1999).

Isso requer informações sobre as curvas Ct dos aerogeradores e uma constante de decaimento de ativação. Ambos podem ser ajustados na interface do usuário. Uma altura de deslocamento pode ser subtraída da altura do cubo das turbinas afetadas pelo levantamento do perfil do vento sobre uma floresta. Por fim, a distribuição eólica ajustada é integrada à curva de potência dos aerogeradores para o cálculo do rendimento energético; a curva de potência em cada aerogerador sendo corrigida para a densidade do ar; e também para cálculos de variação temporal, como turbulência, cisalhamento e desvio.

O cálculo do PARK também pode incluir uma análise RIX, na qual o layout é examinado para problemas complexos de terreno. Se o parâmetro alfa do método RIX tiver sido calculado na ferramenta Meteo Analyzer, ele poderá ser usado para corrigir o AEP diretamente no PARK.

O módulo PARK pode executar cálculos de AEP com variação temporal ou estatística, usando dados de entrada dos módulos METEO e / ou MODEL.

Vários conjuntos de dados de vento podem ser usados em um cálculo do PARK, por exemplo medições de vento de diferentes locais em uma área de parque eólico. O cálculo do PARK pega automaticamente o conjunto de dados de vento mais próximo ou permite que o usuário decida. Ao usar o WAsP, os dados individuais do vento são calculados a partir de uma ou uma combinação de estatísticas do vento para cada posição do aerogerador com apenas um objeto de dados do site vinculado a contornos de altura digitalizados e linhas de rugosidade. Os obstáculos locais são tratados individualmente em relação a cada posição do aerogerador.

Como alternativa às estatísticas de vento, os dados de mesoescala EMD de longo prazo podem ser usados em um cálculo variável no tempo do PARK. A produção de energia é então calculada para toda a série temporal, em que a constante de decaimento da esteira pode ser definida setorialmente e a curva de potência ajustada para densidade do ar, turbulência, cisalhamento e rotação em cada registro de hora. Os dados da mesoescala devem ser previamente calibrados para as condições locais (medições ou dados de produção), utilizando a ferramenta Scaler. O Scaler permite calibrar o setor de dados de maneira inteligente, incluindo um fator de correção diário e / ou mensal.

Os aerogerador podem ser inseridos como aerogerador existentes e novos e tratados separadamente na impressão, enquanto todos estão incluídos no cálculo. Até a perda de energia nos aerogerador existentes causada pelos novos aerogerador é calculada automaticamente em um processo, se necessário.

você sabia?

Você pode usar dados de produção de aerogerador existentes nas proximidades para calibrar seu modelo de cálculo ao trabalhar com projetos de Repotenciação e Expansão. A produção variável no tempo calculada para cada aerogerador pode ser usada posteriormente para análises detalhadas de esteira e desempenho com o módulo PERFORMANCE CHECK.

Configure as turbinas para operar em diferentes modos de operação, dependendo da velocidade e direção do vento. Use condições adicionais de clima e tempo, como pôr do sol, precipitação e turbulência ao executar cálculos que variam no tempo no PARK.

A escolha da estratégia do modo de operação influencia a perda de esteira das turbinas a jusante, influenciando suas condições de operação.

As perdas ou ganhos de produção causados pela alteração dos modos de operação são quantificados em relação à não alteração do modo de operação.

Regras priorizadas permitem atribuir perdas às categorias de perdas corretas, como redução de ruído, gerenciamento do setor eólico etc.

TURBINA EÓLICA (POSIÇÃO E TIPO):

A curva de potência e a curva Ct dos aerogeradores selecionados podem ser encontradas no catálogo de aerogeradores ou, alternativamente, adicionadas manualmente. O PARK inclui muitos recursos avançados para projetar um layout de parque eólico, por exemplo criação de linhas com distância igual, clonagem delas para linhas paralelas e uso de círculos de distância ao redor de cada aerogerador. As coordenadas do layout do parque também podem ser importadas de arquivos ou planilhas ASCII simplesmente usando a função “copiar / colar”. Uma altura de deslocamento pode ser calculada setorialmente para as turbinas localizadas dentro ou perto da floresta.

Todos os dados de elevação, rugosidade e meteorológicos necessários podem ser baixados sem problemas através dos dados on-line do windPRO. A localização das turbinas vizinhas existentes também pode ser baixada, às vezes com dados de produção incluídos.

O gerador de relatórios inclui várias opções de impressão e análise. Normalmente, as seguintes impressões estão disponíveis: Impressão principal, WTGs de referência, Análise de produção de energia, Análise de curvas de potência, Análise de terreno, Análise de dados do vento, Curva de potência de parque, Cálculo RIX, Altura de deslocamento, Escalador, Velocidades de vento dentro de um parque eólico, Relatórios de turbulência e Mapas .

O módulo PARK também inclui relatórios com 24 a 12 tabelas e curvas de duração com base em séries temporais com variações de vento.

Séries temporais e resultados detalhados de cálculos para todos os WTGs podem ser exportados com o arquivo de texto “Resultado para arquivo” para processamento adicional no Excel ou em outras ferramentas.


Adquira o windPRO agora!