Foi desenvolvido para o ruído do tráfego e, posteriormente, foi validado para o cálculo do ruído dos aerogeradores.
Um cálculo com o NORD2000 é uma tentativa de calcular o ruído real experimentado em um receptor. Existem muitos fatores que influenciam o impacto do ruído e, portanto, existem muitos parâmetros em um cálculo do NORD2000. É importante ressaltar que muitos desses parâmetros são variáveis no tempo e, portanto, um cálculo padrão do NORD2000 calcula o ruído para uma situação específica que pode estar presente por apenas um curto período de tempo.
A maioria dos códigos de ruído oficiais define condições específicas durante as quais o ruído das turbinas eólicas deve cumprir um nível crítico de impacto do ruído. Geralmente, esses códigos são codificados em modelos específicos de propagação de ruído, que devem ser usados. Tais modelos são implementados no módulo DECIBEL. Outras vezes, são necessárias condições específicas, mas não um modelo específico de propagação de ruído. Nessas situações, o modelo NORD2000 pode ser usado para simular essas situações.
O cálculo básico do NORD2000 calcula a propagação do ruído de um aerogerador para um receptor (vizinho), dadas as condições específicas do terreno, vento e clima.
Existe a possibilidade de encontrar o nível de ruído da fonte da turbina. Esta é uma função da velocidade do vento na turbina e nas especificações da turbina. O nível de ruído da fonte é dividido em oito oitavos ou 24 terceiros oitavos.
Essa tarefa pode ser complicada pelo fato de que os aerogeradores em um parque eólico raramente experimentam a mesma velocidade do vento ao mesmo tempo e que a localização da velocidade de referência do vento é muitas vezes indefinida.
A segunda tarefa é definir o terreno. O próprio terreno causa atenuação. Isso é calculado em função da forma do terreno (contornos da altura) e da dureza acústica do terreno. Terreno duro, como água ou estacionamento, pode atenuar muito pouco ruído, enquanto solo macio, como terrenos naturais ou agrícolas, pode atenuar bem o ruído.
O terreno também influenciará o perfil do vento na forma de uma rugosidade do terreno (comprimento da rugosidade), que afeta a atenuação atmosférica.
Isso também dependerá de vários parâmetros climáticos. Esses são:
Os últimos cinco desses parâmetros são bastante exóticos e, para facilitar o cálculo, foram reduzidos para as configurações padrão de dia e noite, céu claro e nublado.
Com essas configurações para o nível de ruído da fonte, o terreno e a atmosfera, os dados são enviados ao mecanismo de cálculo NORD2000, que retorna o nível de ruído resultante no receptor do aerogerador calculado.
Os cálculos típicos seriam um cálculo de pontos que calcula um conjunto muito específico de condições.
Outra seria a análise de alcance ou velocidade / direção, onde uma variedade de velocidades e direções do vento são calculadas para encontrar o pior ruído possível.