As ferramentas MODELO são frequentemente usadas em combinação com outros módulos, como MCP, PARK e SITE COMPLIANCE. Uma ferramenta popular no MODEL é a calculadora do mapa de recursos. O próprio modelo ATLAS da EMD também pode ser usado com este módulo.
Interface com ferramentas WAsP, WAsP-CFD, OFwind, CFD externas e o modelo ATLAS.
Combine dados de vento e informações de terreno para criar uma estatística de vento.
Obtenha uma visão geral espacial do recurso eólico, analise os dados e use-o como modelo de vento em um cálculo do PARK.
Faça iterações automáticas em diferentes tipos de turbinas para ver qual produz mais em um único ponto.
Um modelo de cálculo de energia muito rápido para terrenos simples em um único ponto.
Crie relatórios para os cálculos ATLAS, WAsP e RECOURCE.
O módulo MODEL contém uma coleção de ferramentas usadas para interagir com modelos de fluxo de vento para calcular as extrapolações verticais e horizontais em um local. Ambos os cálculos com modelos WAsP, WAsP CFD e CFD externo são suportados. As ferramentas MODEL são frequentemente usadas em combinação com outros módulos, como MCP, PARK e SITE COMPLIANCE. Uma ferramenta popular no MODEL é a calculadora do mapa de recursos. O próprio modelo ATLAS da EMD também pode ser usado com este módulo. Dependendo do modelo de fluxo de vento usado, diferentes objetos e informações são necessários, por exemplo, objetos WTGs, Dados do Site, Linha, Área, Área do aerogerador, Obstáculos e Meteo.
Uma estatística de vento é usada nos cálculos de energia e descreve o vento como distribuições e frequências de Weibull por altura, setor de direção e rugosidade. Esse conceito é considerado robusto e rápido – e tem sido utilizado há décadas. O módulo MODEL trabalha em conjunto com o WAsP para gerar uma estatística de vento.
Isso requer uma descrição do terreno de rugosidade e elevação, montada em um objeto de dados do site. Esta informação é enviada para o WAsP juntamente com os dados do vento de um objeto Meteo ou um cálculo MCP. Em terrenos complexos, a descrição do terreno pode ser substituída por resultados do WAsP-CFD calculados usando os serviços de cluster EMD ou resultados calculados por modelos externos de CFD usando os formatos de troca de dados FLOWREQUEST / FLOWRES.
A mesma descrição do terreno e (múltiplas) estatísticas de vento podem ser utilizadas para calcular um mapa de recursos eólicos.
Uma área de forma irregular para o mapa pode ser definida com um objeto de área WTG. O mapa de recursos resultante pode ser apresentado no mapa de trabalho, analisado, comparado e usado como modelo de vento para um cálculo do PARK.
Para o cálculo da produção, são utilizados os mesmos resultados de entrada de terreno ou de software WAsP-CFD / CFD externo. O cálculo pode ser feito para um único ponto usando uma variedade de aerogeradores ou para um parque eólico em um cálculo do PARK definido por um layout criado usando WTG Objects.
O modelo ATLAS é recomendado apenas para o cálculo da produção de energia em terrenos simples. Para executar um cálculo ATLAS, são necessários uma rugosidade e um modelo de elevação. Eles podem ser definidos diretamente em um objeto de dados do site ou criados com base em dados de topografia (linhas de rugosidade e contornos ou grade de altura). O modelo ATLAS requer estatísticas de vento pré-fabricadas. O modelo ATLAS é integrado ao windPRO, portanto, nenhum software adicional é necessário. O ATLAS pode ser calculado para uma única turbina ou usado como entrada para um parque eólico em um cálculo do PARK.
Relatórios especiais podem ser produzidos para os cálculos da interface ATLAS, WAsP e RESOURCES.