Além de ser uma ferramenta muito fácil de usar, possui todos os recursos necessários para verificações diárias de qualidade durante o monitoramento, bem como para limpeza e correção de dados após o monitoramento.
Importe facilmente qualquer tipo de conjunto de dados, automática ou manualmente.
Baixe dados de mesoescala de alta qualidade a qualquer momento, além de conjuntos de dados de modelos climáticos ERA5, MERRA2 e CFSR.
Rastreie, desative e preencha dados com facilidade usando as muitas ferramentas de visualização de dados do METEO.
Lide com vários conjuntos de dados em várias alturas e analise cisalhamento, turbulência, perfis diurnos, ajustes Weibull e muito mais.
Séries de dados em escala reduzida, extrapolação de alturas, geração de séries temporais representativas de 1 ano, limpeza de wake, etc.
Gere relatórios com estatísticas de dados do vento.
As instalações de triagem de dados do METEO são amplamente reconhecidas. É possível ler todos os tipos de arquivos de dados do vento de torres anemométricas encontradas, SODARs e LIDARs, no formato automaticamente detectado ou definido manualmente. A transferência de dados de servidores de terceiros pode ser estabelecida para facilitar a importação de dados.
O METEO detecta automaticamente o formato de dados para muitos dispositivos de medição de empresas como Ammonit, NRG, Leosphere, Zephir e outras.
O filtro de importação avançado do METEO pode ler qualquer arquivo ASCII com registro de data e hora e arquivos binários selecionados. Ele lida com: velocidade do vento, direção do vento, desvio padrão ou intensidade de turbulência, data e hora, temperatura e muitos outros parâmetros atmosféricos.
Séries temporais (velocidade do vento, direção do vento, intensidade da turbulência, data e hora) e muito mais.
Tabela de frequências (distribuição da velocidade do vento e intensidade da turbulência para cada setor direcional).
Dados Weibull para cada setor direcional.
Alturas medidas adicionais são tratadas no mesmo objeto METEO. Estão incluídas tabelas mais avançadas e recursos de análise gráfica (estatísticas, taxa de recuperação de dados, diagrama de diferença / razão de velocidade do vento e rosa dos ventos).
Ao usar a versão mais recente do METEO, você pode fazer o download gratuito de dados metrológicos globais do vento, por exemplo ERA5, MERRA2, CFSR, NARR, entre outros conjuntos de dados do EMD Online Data Services.
No METEO, você também pode fazer o download de dados de mesoescala para qualquer ponto do globo em uma resolução de 3 km / hora, usando os conjuntos de dados de mesoescala EMD WRF pré-executados e o serviço de mesoescala sob demanda Global EMD WRF.
Esses dados podem ser usados como referência às suas medições locais, úteis na limpeza de dados ou para posterior correção a longo prazo usando o MCP.
O METEO facilita a triagem e a desativação dos dados automaticamente, usando condições formais ou por inspeção manual nos diversos gráficos que o METEO oferece. O METEO detecta e sinaliza rapidamente problemas causados, por exemplo: sombreamento da torre, eventos de congelamento, mau funcionamento do sensor ou baixa relação sinal / ruído. Desative dados incorretos dos cálculos, aplique fatores de escala, realize compensações ou mudanças de tempo e ainda preencha lacunas e execute rapidamente. Os dados ausentes podem ser facilmente substituídos por outros dados de medição ou dados online do windPRO.
Com o METEO, você pode organizar dados do vento em séries temporais ou tabelas de frequência resumida, obter os parâmetros Weibull e inspecionar visualmente as séries temporais, além de produzir gráficos de tiro, distribuições direcionais, gráficos diurnos etc.
O METEO pode lidar com vários conjuntos de dados de várias alturas, facilitando a visualização e comparação, cisalhamento, turbulência, perfis diurnos, rosa dos ventos, encaixes Weibull e muito mais.
Séries temporais para várias alturas podem ser comparadas entre si em todos os diagramas e os dados selecionados podem ser desativados (em flanges) tanto por meio de filtros de seleção quanto visualmente nos gráficos de séries temporais. Nas apresentações XY de qualquer sinal versus qualquer sinal, os dados podem ser alterados acima ou abaixo de uma linha de contorno e clicados duas vezes em um mostrador externo, onde são vistos na série temporal. Os diversos recursos facilitam a identificação e eliminação de erros nas medições.
O METEO inclui a ferramenta METEO ANALYZER para comparação gráfica de dados de diferentes mastros ou outras fontes. A ferramenta permite a substituição de dados entre diferentes alturas e torres de medição, comparação gráfica de dados de vento de diferentes mastros e previsão cruzada de dados de vento com base em dados de vários mastros e / ou alturas com modelos diferentes.
No METEO ANALYZER, é possível preparar para os cálculos variáveis de tempo subsequente para cada aerogerador no módulo PARK. Isso é baseado nos dados medidos do vento transformados através do WAsP ou usando um WTI (arquivo de variação do tempo do vento).
O METEO inclui recursos especiais de análise de perfis de vento com ferramentas que permitem ao usuário especificar variações diurnas / noturnas e sazonais e comparar diretamente as medições com os cálculos de WAsP, bem como ferramentas abrangentes de análise de cisalhamento com fácil recorte e colagem no Microsoft Excel ou outros programas de planilhas.
Os dados finais do vento podem ser usados no cálculo das estatísticas do vento (um conjunto de dados do vento limpo para a influência do terreno local) com o módulo MODEL e o software WAsP. Usando o Cross Predictor, a precisão da extrapolação vertical e horizontal do modelo pode ser testada. Além disso, os parâmetros de correção do RIX também podem ser encontrados usando o Cross Predictor.
Com o METEO, você também pode calcular a produção bruta e líquida de energia e o fator de capacidade de um aerogerador no regime de vento medido em qualquer altura do cubo, contabilizando os efeitos da variação do cisalhamento do vento e da densidade do ar, usando o catálogo windPRO WTG com detalhes técnicos de mais de 1.000 tipos de aerogeradores.
O cálculo simples da energia que pode ser realizado com o módulo METEO consiste na integração dos dados do vento com a curva de potência do aerogerador a uma altura de cubo selecionada. Três tipos de dados de vento são possíveis como entrada:
Weibull, onde os dados ajustados pelas Weibull das medições são integrados à curva de potência do aerogerador.
Medida, onde a tabela de frequências dos dados medidos do vento é diretamente integrada à curva de potência.
Série temporais, em que as medições como séries temporais são diretamente integradas à curva de potência.
Em todos os casos, uma correção de altura dos dados medidos da altura de medição à altura do cubo é calculada com o expoente de cisalhamento. O expoente de cisalhamento pode ser inserido no setor ou calculado automaticamente para diferentes condições diurnas / noturnas / sazonais a partir de alturas de medição adicionais.
A curva de potência é ajustada para a densidade do ar local, que pode ser obtida no banco de dados climático incorporado ou calculado a partir de medições locais.
O METEO inclui uma variedade de opções para documentar suas medições de vento em formatos predefinidos de relatórios em PDF ou exportar qualquer tabela ou gráfico em PNG formatos para Excel.
O gerador de relatórios METEO inclui várias opções de impressão e análise. As seguintes impressões estão disponíveis:
No objeto METEO:
O relatório fornece uma documentação completa dos dados de vento analisados. Período de dados e dados ausentes, dados de séries temporais são apresentados como: gráfico “Radar”, relatório diurno, distribuição mensal e série temporal, ajuste de Weibull em comparação com dados medidos como histograma e frequência de direção, turbulência para cada direção e velocidade do vento e diferença da velocidade do vento. Basicamente, qualquer gráfico disponível no objeto METEO pode ser relatado.
No relatório de cálculo do METEO:
Impressão principal, Análise de produção de energia, Análise de curvas de potência, Análise de dados de vento, Mapas.