O módulo inclui modelos genéricos de turbinas que representam turbinas típicas no mercado, e os fabricantes podem implementar facilmente seus próprios modelos internos de turbinas.
O LOAD RESPONSE se baseia em uma sólida base científica como parte de vários projetos de pesquisa entre a Universidade de Aalborg e a EMD, financiados pelo Innovation Fund Denmark.
Para muitos sites, uma ou mais das principais verificações da IEC falham e uma avaliação do site baseada diretamente no módulo SITE COMPLIANCE não é conclusiva (veja a figura abaixo). O LOAD RESPONSE pode avaliar se falhas nas verificações IEC no SITE COMPLIANCE levam a níveis de carga excedidos nos componentes principais ou se eles são balanceados por buffer nas outras verificações IEC.
O LOAD RESPONSE requer uma licença separada, mas é totalmente integrada ao SITE COMPLIANCE. A licença para LOAD RESPONSE abre a funcionalidade fácil de usar dos cálculos de carga diretamente no SITE COMPLIANCE. O módulo é baseado em uma metodologia avançada de superfície de resposta, que permite avaliações de carga de fadiga muito rápidas e precisas. Tempo de cálculo típico para um layout completo de p. 40 turbinas é de alguns segundos.
Os resultados de um cálculo de LOAD RESPONSE são cargas de fadiga nos principais componentes da turbina, por exemplo lâmina, torre, eixo e barquinha, para cada turbina no layout. Por padrão, as cargas apresentadas são normalizadas para as cargas de projeto da classe de projeto IEC escolhida, por exemplo. IIB, para mostrar o chamado índice de carga. Isso fornece uma indicação clara se as cargas projetadas para cada componente principal de uma turbina são excedidas ou não, isto é, se o índice de carga for maior que 100% ou não.
O LOAD RESPONSE vem com vários modelos genéricos de resposta de turbinas, todos com ou sem carbono nas pás:
Esses modelos genéricos representam bem a maioria das turbinas do mercado e são modelos comerciais validados de turbinas, permitindo que consultores e desenvolvedores avaliem cargas mesmo em estágios iniciais do projeto. Isso garantirá um melhor design dos layouts, o uso ideal da terra arrendada e a seleção mais fácil de modelos de turbinas apropriados para o local – e, em geral, menos iterações na fase de desenvolvimento do projeto.
Os índices de carga previstos usando os modelos genéricos foram validados contra turbinas comerciais e provaram ser precisos para turbinas eólicas com um design padrão com três pás, uma caixa de engrenagens e um controlador padrão.
Vários fabricantes de turbinas aceleraram o tempo de resposta do projeto interno implementando seus próprios modelos de resposta de turbina para LOAD RESPONSE. O procedimento para implementar novos modelos é fácil e pode ser realizado totalmente internamente pelos fabricantes, usando suas próprias ferramentas de simulação aero-elástica e pós-processamento. Os modelos de resposta específicos do fabricante implementados estão sujeitos a uma segurança multinível muito forte, incluindo criptografia e controle de licença. Além disso, o fabricante decide com quem compartilhar os arquivos de resposta implementados.
O resultado da resposta à carga está totalmente integrado no relatório SITE COMPLIANCE.