Módulos windPRO: Decibel

O DECIBEL facilita o cálculo do impacto do ruído de um projeto de parque eólico.

Ajuste interativamente o layout da turbina e gere a documentação necessária para autoridades e vizinhos usando os modelos de cálculo específicos do país.

EMD Brasil - WindPRO

Modelos específicos por país

O DECIBEL inclui muitos modelos específicos de cada país, facilitando a aderência às regulamentações locais.

EMD Brasil - WindPRO

Design com linhas ISO

Use iso-lines no mapa para ver quais vizinhos serão afetados pelo ruído.

Relatórios

Gere relatórios documentando o impacto do ruído calculado para cada receptor de ruído e aerogerador.

Receptores de área ou de sombra pontual

Definir receptores de sombra como um ponto (por exemplo, janelas) ou como áreas (por exemplo, um gramado)

Relatório

Crie relatórios documentando os efeitos de tremulação das sombras das turbinas.

Os aerogeradores existentes e os novos podem ser incluídos e é possível definir posições sensíveis ao ruído (spots), bem como as áreas descritas pelos polígonos. O windPRO calcula o ponto na linha do polígono com o maior impacto de ruído e retorna as coordenadas e o nível de ruído do ponto no relatório. O cálculo do ruído é baseado nos dados de emissão de ruído na altura de 10m ou na altura do cubo (dados de Lwa ou oitava) do aerogerador, normalmente encontrados no catálogo do windPRO; mas também podem ser inseridos manualmente.

Os modelos de propagação mais usados estão disponíveis e atualizados conforme necessário para atender às necessidades do país de cálculo. Para cada polígono / posição, o nível máximo de ruído permitido é definido automaticamente para o país de cálculo (se conhecido) ou pode ser inserido individualmente. A distância até o limite pode ser calculada para que seja possível ver quão perto do limite permitido está localizada uma habitação. Além disso, é possível inserir o nível de ruído ambiente de fundo sem turbinas, se isso for conhecido, e depois calcular o ruído adicional infligido pelas turbinas eólicas.

É possível vincular um cálculo de decibéis a um layout de projeto, para que um mapa de isolinha de ruído seja atualizado automaticamente na janela do projeto quando as turbinas são movidas no mapa. Isso facilita a localização do layout ideal em relação ao impacto do ruído. O DECIBEL suporta o uso do modo de operação com ruído reduzido.

Os seguintes modelos de propagação de ruído estão atualmente incluídos no DECIBEL para realizar cálculos:

  • ISO 9613-2 general, International Standard
  • ISO 9613-2 geral, padrão internacional
  • ISO 9613-2, Alemanha
  • ISO 9613-2, Reino Unido
  • ISO 9613-2, França
  • ISO 9613-2, Noruega
  • ISO 9613-2, Polônia
  • ISO 9613-2, Finlândia
  • Dinamarca; As Diretrizes do Departamento de Meio Ambiente, 2015 (incluindo baixa frequência)
  • Holanda: “Reken- en meetvoorschrift windturbines”, 2011
  • Finlândia baixa frequência; Anual 2 de junho de 2014, Modelagem de buller de vindkraftverk
  • Suécia: Ljud från landbaserade vindkraftverk, Naturvårdsverket, 2009.
  • Noruega: Miljødirektoratet, 2015/2017 e todos os códigos anteriores da Dinamarca, Holanda, Alemanha e Suécia para permitir recálculos.

Observe que os objetos são inseridos no módulo windPRO BASIS.

– Turbina de vento:

Um ou mais aerogeradores são inseridos (posição e tipo). Normalmente, o aerogerador pode ser encontrado no catálogo de aerogeradores, que contém mais de 1.000 tipos e modelos diferentes. Se nenhum dado de emissão de ruído, Lwa, ref, for fornecido para o aerogerador real no catálogo, esses dados poderão ser inseridos manualmente no início do cálculo.

– Áreas sensíveis ao ruído:

As áreas e / ou posições sensíveis ao ruído são inseridas graficamente em um mapa na tela. Para cada área / posição, pode ser inserida uma distância mínima ao aerogerador mais próximo e o impacto máximo do ruído permitido em dB (A).

O gerador de relatórios de cálculo inclui as quatro seguintes opções de impressão:

– Impressão principal, com suposições, incluindo um mapa que renderiza os aerogeradores e as áreas sensíveis ao ruído. Para cada área sensível ao ruído, as coordenadas e o nível de ruído calculado são impressos para o ponto com o maior impacto de ruído. Finalmente, é incluída uma tabela que mostra as distâncias entre os aerogeradores e as áreas sensíveis ao ruído em uma matriz.

– Resultado detalhado: para cada área sensível ao ruído ou aponte o ruído de cada aerogerador e todos os parâmetros de ruído estão listados. Se os cálculos forem feitos para mais de uma velocidade do vento, os diagramas mostram os requisitos de ruído e ruído em função da velocidade do vento.

– Mapas:  inclui linhas de iso-ruído para a propagação do ruído espacial a partir do site.

– Dados para arquivo: exportação de isolinhas de ruído em um formato de pacote GIS do Arc View (arquivos Shape) e para o Google Earth (kmz).

Adquira o windPRO agora!