Módulos windPRO: 3-D Animator

O módulo 3D-ANIMATOR é usado para uma modelagem 3D de aerogeradores e outros objetos 3D (por exemplo: torres, casas, florestas).

A paisagem artificial é renderizada com base nas linhas de contorno da altura. Essa superfície é então coberta com uma superfície de textura, ou seja, um mapa, uma foto aérea ou qualquer textura que forneça uma apresentação realista da paisagem. Após a renderização, você pode mover-se livremente pelo modelo com turbinas rotativas. O movimento pode ser controlado a partir do teclado, mouse ou joystick. Uma sequência de vídeo pode ser gravada e uma apresentação “flight-though” pode ser exportada e operada fora do windPRO.

A técnica por trás de uma animação 3D é que todos os elementos na paisagem são construídos como polígonos com texturas de superfície. Uma textura nada mais é do que uma imagem de bitmap padrão, para que você possa criar e usar seu próprio banco de imagens exclusivo no VR. Todas as coordenadas poligonais são calculadas no windPRO e finalmente adicionadas a um mecanismo de renderização que processa os dados VR e faz a visualização real, incluindo as configurações de luz.

Para criar um modelo de VR de um projeto de parque eólico, basta inserir informações nos seguintes objetos:

– Aerogeradores:

Um ou mais aerogeradores são inseridos (posição e tipo). O aerogerador geralmente pode ser encontrado no Catálogo WTG, que contém mais de 1.000 tipos diferentes de aerogeradores. No catálogo WTG, o aerogerador é descrito tridimensionalmente com dimensões e cores. Os logotipos da empresa também podem ser adicionados.

– Objeto VR:

O objeto de VR (realidade virtual) contém todas as informações relevantes, como por exemplo tamanho da área, textura na paisagem, fundo do céu e configuração das propriedades de renderização do aerogerador.

– Outros objetos para gerar elementos da paisagem:

O objeto de área é usado para modelagem de VR de florestas, lagos, campos, aldeias, entre outros. Os dados da área são quaisquer dados que possam ser processados como ‘áreas de superfície’ ou ‘número de itens por área quadrada’. Cada área de VR é construída a partir de polígonos, especificando uma caixa com lados, fundo e parte superior ou em combinação com uma mistura de elementos individuais, por exemplo árvores, animais, casas etc.

Outros objetos disponíveis são: obstáculos WAsP e objetos 3D. Eles são usados para modelar objetos individuais, como torres de alta tensão subestações. O objeto Meteo pode ser usado para mostrar a posição da torre anemométrica. O objeto de linha pode ser utilizado para modelar, por exemplo, estradas ou córregos / rios artificiais.

Adquira o windPRO agora!